O blog foi iniciado em 2011, hoje não é mais atualizado pois estamos com um novo blog, foi muito bom postar no Grandes Tutos enquanto durou.
Última modificação: 18/09/2016.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Colocar Avaliação com Estrelinhas no Blog ou Posts




Coloque um gadget no seu blog que permite aos visitantes deixar comentários sobre seu blog e ainda fazer avaliações com base em estrelinhas, este acessórios é um dos gadgets do Google Friend Connect (Gadgets do Google Friend Connect), chamado Classificações e resenhas. Ele pode ser muito útil, pois além de mais essa possibilidade de saber o que pensam seus visitantes o gadget só permite comentários e avaliações de seguidores do blog, ou seja, é mais um incentivo para as pessoas seguirem seu blog e claro com isso conseguir mais visitas e divulgação. Veja também a opção do site outbrain para avaliações com estrelinhas nas postagens: Classificação com estrelas nas postagens 

Para criar o código do seu gadget de comentários e avaliações para o blog, entre na pagina do Google Friend Connect http://www.google.com/friendconnect clique no nome do seu blog e depois no menu em gadgets então procure pela pagina e encontrará Ratings and reviews ou pode usar a pesquisa como fizemos na imagem abaixo apenas digitando resenhas. Não temos como dar o link direto para a pagina de configuração por causa da identificação do blog feita pelo Google Friend Connect, portanto cada blog terá uma numeração diferente o que impede um link direto.

avaliação de blogs com estrelinhas
Quando chegar a essa pagina é só configurar o gadget da maneira que achar melhor. Na opção 1 Escopo é o tipo de abrangência da caixa de avaliação, se marcar site inteiro ela será igual em todas as suas paginas, mas se usar a opção pagina então cada pagina terá sua caixa individual, ou seja, os comentários feitos pelos visitantes na pagina inicial não aparecem quando você visita a pagina de uma postagem, marcador ou qualquer outra e claro o mesmo acontece com os comentários e avaliações deixados em qualquer postagem eles somente serão visíveis naquele post. A opção ID é para criar uma caixa para algo especifico, caso queria colocar duas caixas na mesma pagina. Portanto recomendamos usar a opção site inteiro.

Iniciar com este texto na área de resenha: é o texto que aparece dentro da caixinha onde o visitante escreverá o comentário.
Cabeçalho de classificações: titulo da caixa de avaliação, sugerimos não usar um texto grande, pois ele ficará invisível dependendo da largura que configurar a caixa.

gadget de avaliação com estrelinhas
A opção 2 definimos o tamanho e quantos comentários ela poderá mostrar e também sua aparência inicial se normal, reduzida e também permitindo ou não a redução e expansão pelo visitante.

Opção 3 é a escolha de cores que é simples de fazer só clicando e visualizando a caixa ao lado depois que terminar tudo vá até o item 4 e clique no botão gerar código do gadget de avaliações e comentários para seu blog.

classificação de blogs do google friend
Então pegue esse código e coloque no blog entrando na pagina design, adicionar gadget, html/javascript. Daí é só colar o código e está pronto. Caso decida mudar a aparência do gadget depois de instalar no blog não tem problema você não perderá os comentários e avaliações feitas somente não altere a primeira opção Escopo, ou seja, mantenha do mesmo jeito que fez da primeira vez e a única coisa alterada será o layout e cores da caixa.

Depois de colocado no blog ele tem duas aparências uma quando a pessoa que visitar o blog estiver logado e outra quando não estiver como pode ver nas imagens abaixo.

login no google friend connect
Agora é só aguardar suas avaliações e comentários, isso poderá ser uma boa fonte de novas idéias para modificar o blog ou criar novas postagens, afinal para um blog uma das coisas mais importantes é a opinião dos visitantes. 

0 comentários:

Postar um comentário

1.Proibido chingar.
2.Proibido colocar coisas pornográficas.
3.Proibido publicar seu site.
4.Proibido colocar coisas que não tem haver com o post.
5.Não coloque coisas do tipo 'como criar um site'.
6.proibido colocar conteúdo em risco.
Obrigado por comentar,seja atencioso com as regras,senão seu comentário não será publicado.